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INSS envia notificações para vítimas de fraude que realizava descontos indevidos em pagamentos

As notificações começaram a ser enviadas na terça-feira (13) através do aplicativo Meu INSS ou site do instituto. Saiba como saber se você foi lesado.  

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Mais de nove milhões de aposentados e pensionistas segurados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberam notificações desde a última terça-feira (13). Os avisos são enviados para pessoas que sofreram descontos em seus pagamentos. A partir desta quarta-feira (14), os segurados poderão informar se reconhecem o desconto ou não através do próprio aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.


Caso o desconto não seja reconhecido pelo segurado, o valor será ressarcido sem necessidade de apresentação de documentos que comprovem que não houve autorização. Intermediários ou outros contatos não devem ser acionadas para evitar golpes e fraudes. Além disso, o INSS não realiza chamadas telefônicas ou mensagens de texto.  


Como identificar se fui vítima de uma fraude? 

Para verificar se você foi uma das vítimas do esquema, é necessário conferir os extratos dos seus benefícios no aplicativo Meu INSS. Na tela inicial do site ou aplicativo selecione “Extrato do benefício” e clique sobre o número do benefício desejado. Quando o extrato aparecer você deve verificar descontos de mensalidades associativas.


Segundo informa a CNN Brasil, os descontos podem ser identificados de diferentes formas incluindo: “Contrib.”; “AASAP”; “Mensalidade”; “Débito”; “Desconto”. O valor de desconto varia entre R$40,70 e R$80,00. Contudo, em determinados casos pode ser maior. 


Ressarcimento

O INSS ainda não definiu um prazo para a reivindicação dos valores descontados indevidamente. 


Com informações de: G1, Brasil de Fato e CNN Brasil

 
 
 

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